Euclides da Cunha Paulista, Quinta-feira, 28 de Maio de 2020 Telefone (18) 3283-1121

NOTÍCIAS - Quinta-feira, 14 de Maio de 2020

Na hora de abastecer, escolha etanol

O Município de Euclides da Cunha Paulista já adota a política de  abastecimento dos veículos flex com etanol  e recomenda a todos os munícipes e parceiros a também adotar esta medida, pois o etanol, fonte de energia limpa e renovável e mais vantajoso financeiramente (por ter valor menor que 70% do valor da gasolina), também está presente no município em sua  cadeia produtiva  e contribui muito com a economia   da região e do município e com a  geração de empregos.

Abaixo, segue ofício recebido:

Ofício nº 86/2020

São Paulo, 07 de maio de 2020

Excelentíssimo Senhor Prefeito,

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência sugerir medidas a fim de mitigar a delicada situação da cadeia sucroenergética no Estado de São Paulo, determinada pelos baixos preços internacionais do petróleo e redução do consumo do etanol em função da política adotada para contenção do coronavírus–Covid-19.

É de conhecimento público que o etanol é um dos produtos mais impactados pela crise, em vista da abrupta redução do consumo e por estar sendo comercializado abaixo de seu valor de custo. Portanto, se tal situação persistir, por motivação financeira e/ou incapacidade de estocagem, as usinas serão obrigadas a interromper a colheita da safra, de aproximadamente 340 milhões de toneladas no Estado.

O setor sucroenergético está tentando minimizar o problema destinando maior parte da safra para a produção de açúcar, entre 20 e 25%, mas o produto também está enfrentando cotações mais baixas no mercado internacional. Portanto, medidas urgentes precisam ser tomadas para evitar uma quebradeira no setor, com reflexo sobre os produtores e regiões onde as usinas se localizam.

Levando em conta que tais dificuldades abrangem produtores de cana, usinas de açúcar e etanol, empresas de máquinas e insumos, prestadores de serviço, distribuidoras, postos de combustível e demais integrantes da cadeia produtiva, solicitamos a Vossa Excelência que estude implementar a obrigatoriedade de abastecimento com etanol nos veículos oficiais do tipo “flex” do seu município.

A adoção dessa política, certamente, contribuirá para elevar o consumo do etanol, salvaguardando empresas e empregos, além de impulsionar a utilização de combustíveis renováveis, em favor do meio ambiente, da eficiência da matriz energética paulista e do fortalecimento da agricultura local. No passado realizamos ação semelhante com êxito, em virtude do apoio das prefeituras e entidades de representação, quando em 1997 se fomentou o retorno da produção de carros a álcool pelas montadoras.

Diante disso, a FAESP está lançando uma campanha publicitária e disponibilizará as Prefeituras, Sindicatos Rurais e outros parceiros interessados a arte final para impressão de adesivos, camisetas, canetas e demais materiais de divulgação necessários para estimular o abastecimento com etanol pelos órgãos públicos, privados, empresas e população em geral.

Colocamos nossa equipe técnica à disposição de Vossa Excelência para auxílio em caso de dúvidas.

Sendo o que tínhamos a expor, reiteramos nossos protestos de estima e consideração, colocando-nos à disposição para prestar eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente,

FÁBIO DE SALLES MEIRELLES

“PLANTE, CULTIVE E COLHA A PAZ”