.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta Feira, das 7 às 11 horas e das 13:00 as 17:00 horas

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

José Joaquim Mano loteou parte de suas terras para o desenvolvimento do povoado, doando lotes para construção de igrejas, creches, escolas, etc. Da mesma forma, Mário Eduardo Ferreira também loteou parte de suas terras, doando terrenos para a construção de um Centro Comunitário e uma capela.

No início da década de 60, com a chegada da Companhia Camargo Correa, responsável pela construção do "Ramal de Dourados", da "Estrada de Ferro Sorocabana", foi montado um acampamento, localizado a 4 mil metros do local da atual cidade, que passou a ser denominada "Cacipore", que na língua Tupi Aruaco e Ianomâmi, significa chefe supremo, chefe da alma, espírito externo do corpo, alma espírito do defunto, parte externa do homem que não morre.

Em 15 de setembro de 1965, com a inauguração do "Ramal de Dourados", oficializou-se a fundação do povoado que passou a chamar-se "Porto Euclides da Cunha", em homenagem ao escritor carioca, pessoa conhecida e admirada por um dos fundadores, José Joaquim Mano.

Pelos avanços proporcionados a povoação e os serviços prestados, destacam-se os pioneiros Geraldo Dias, Manoel Ferreira dos Santos (Nenê Baiano), Urbano Judice, José Petronilio da Silva (Zé Preto), José Milton Dias Monteiro, Francisco de Oliveira (Chico Preto), Wilson Mário Roseiro Coutinho e Geraldo Mendes Ribeiro, que chegando com suas famílias construíram suas residências, abriram negócios e lutaram para que Euclides da Cunha Paulista se desenvolvesse.

O município foi criado pela Lei 6.645 de 9 de janeiro de 1990, publicada no Diário Oficial de 10 de janeiro de 1990, na página 01, sancionada pelo Governador do Estado, Orestes Quércia, desmembrando-se do município de Teodoro Sampaio.

A instalação do município deu-se em 1º de janeiro de 1993, com a instalação da Câmara Municipal, após eleições de 3 de outubro de 1992.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2024

R$ 3,91

.
.
.
.

Versão do sistema: 2.0.0 - 15/03/2024

Portal atualizado em: 18/03/2024 16:53:49

.

Município de Euclides da Cunha Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.