.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta Feira, das 7 às 11 horas e das 13:00 as 17:00 horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Abril azul: Mês de Conscientização sobre Autismo

“Valorize as capacidades e respeite os limites!”


Abril azul: Mês de Conscientização sobre Autismo

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu durante o mês de Abril, ações e esforços com o intuito de difundir informações para a população sobre o autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Campanha surgiu a partir da definição da ONU e, em 2024, o tema nacional foi “Valorize as capacidades e respeite os limites!”, destacando a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA).

 

No mês de abril, mês de conscientização sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) a Secretaria Municipal de Saúde de Euclides da Cunha realizou diversas atividades para dar visibilidade ao tema. 

Entre as atividades, um ciclo de palestras foi realizado no Anfiteatro Municipal e as ações foram desenvolvidas com o objetivo de orientar a comunidade sobre a importância da conscientização e do diagnóstico precoce.  Além da população, participaram dos encontros profissionais de saúde, profissionais da educação e familiares de pessoas com o transtorno.

Conforme o médico de família e comunidade Dr. Wilson Constante, as atividades realizadas durante o Abril Azul além de envolver a comunidade e profissionais que lidam diariamente com pessoas portadoras do transtorno,  buscam a construção de uma sociedade mais consciente e mais inclusiva.

Para alertar a população e os familiares dos pacientes sobre os direitos e benefícios aos quais as pessoas com autismo possuem, a advogada previdenciária Dra. Maria Fernanda Silva realizou uma palestra que destacou as principais concessões e os caminhos ao acesso a esses benefícios e a importância da informação para que esses direitos sejam respeitados e atendidos. 

Em um outro encontro, a terapeuta especialista em autismo Andressa Baldo explicou sobre às dificuldades para o diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista e sua experiência como terapeuta e mãe de autistas. 

“Apesar de ser extremamente importante o diagnóstico o mais breve possível, o diagnóstico por mais tardio que seja ainda proporciona as pessoas com autismo e seus familiares uma clareza sobre sinais e sintomas e a possibilidade para entender aspectos do seu comportamento”, explicou a médica Priscila Fiabani. 

Um outro tema destacado nos encontros foi sobre a nutrição para as pessoas portadores do espectro autista, que em muitas oportunidades apresentam distúrbios relacionados à ingestão de alimentos.  A nutricionista e especialista em desenvolvimento alimentar infantil Tamires Rumão orientou pais e profissionais como lidar com os processos de seletividade alimentar que podem ser apresentados em alguns desses pacientes.

Para a neuropsicopedagoga Tauana Dapper “só haverá inclusão quando a informação for propagada e o desafio de viver a inclusão das pessoas com autismo nas nossas vidas diárias for aceito”. 

Conforme a psicóloga Evelyn Silva, “o Transtorno do Espectro Autista é uma condição no desenvolvimento neurológico que altera a organização de pensamentos, sentimentos e emoções. Podem surgir alguns sinais como dificuldade de comunicação e dificuldade de socialização”, explica. 

A causa é celebrada anualmente no dia 2 de abril, que é considerado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

134 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2024

R$ 3,91

.
.
.
.

Versão do sistema: 2.0.0 - 17/05/2024

Portal atualizado em: 22/05/2024 08:51:51

.

Município de Euclides da Cunha Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.